terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Reintegração de Posse


Primeiro arrancaram-os do seu continente;
Mas já faz tempo, há que se relevar
Depois arrancaram a sua dignidade;
Mas tudo bem, não tiveram indenização mas não mais eram escravos
Depois os arrancaram da cidade e das casas de tijolo e bem-acabadas;
Mas tudo bem, terrenos existem aos montes por aí
Depois, outros foram arrancados de suas terras com suas hortas;
Mas não há problema, tem São Paulo, tem o Rio, tem o sul rico
Depois foram arrancados das suas favelas, redutos últimos;
Até quando relevarão?

Antigamente quilombos, hoje favelas; antigamente capitães-do-mato e canhões, hoje PMs e tratores.



Moradores de favela fecham pista expressa da Marginal Pinheiros

Moradores da favela Real Parque, na Zona Sul de São Paulo, bloquearam o tráfego na pista expressa da Marginal Pinheiros por volta das 10h20 desta terça-feira (11). A pista local já havia sido fechada para a operação de reintegração de posse em parte da favela.

Após reclamarem bastante e tentarem resistir à ação da Polícia Militar, que isolou a área, os moradores seguiram para a via, chegaram a parar o tráfego em duas das três faixas e colocaram paus e pedras sobre o asfalto para atrapalhar o trânsito. A Polícia Militar agiu rapidamente e fez um cordão de isolamento impedindo que o protesto continuasse. Mas os moradores insistiram e acabaram bloqueando o tráfego.

O bloqueio total da via durou cerca de 5 minutos. A polícia reagiu usando gás de pimenta, mas os manifestantes resistiram e mantiveram a ocupação em duas das três faixas. Às 10h30, aos gritos de "Queremos moradia", eles sentaram sobre a pista, mantendo a ocupação. O trânsito seguia lentamente por apenas uma das faixas.

Mais cedo, moradores já haviam discutido com policiais e alguns chegaram a reclamar de agressões. O capitão Ezequiel Morato, que comanda a ação, nega que tenham havido agressões e diz que a polícia está apenas contendo a revolta dos moradores. “O problema é que eles querem casas. Estão tentando resistir por isso. A polícia não tem muito o que fazer nesse caso.”

Ainda de acordo com o capitão, se a reintegração de posse não for concluída nesta terça-feira, a pista local pode ser interditada mais uma vez na quarta-feira.

O capitão lamentou o fechamento da marginal. “Nosso maior problema é que há mulheres e crinaças. Liberar a pista é fácil, com bomba de choque a gente libera rapidinho, mas não podemos fazer isso com mulheres e crianças na pista. É uma situação bastante difícil."


Trânsito
A reintegração de posse e a manifestação dos moradores provocam congestionamento de mais de 30 km. A lentidão começa na região do bloqueio, na altura da Ponte do Morumbi e se estende até a Ponte Aricanduva, na Marginal Tietê.

Um comentário:

Mixirico disse...

Há de aceitar certas controvérsias...