quarta-feira, 28 de novembro de 2007

PALAVRAS CORROMPIDAS

Pagode: no sentido original, roda de sambistas, onde prevalecem a animação, o bom-humor e as brincadeiras.
Pagode: sub-estilo musical conhecido por suas letras repetitivas, o tema quase único (o amor banalizado) e a construção pobre da "poesia", no entanto, muito popular.

Axé: palavra originada do iorubá africano que denota a energia maior da Natureza, sendo o poder de realiza
ção através do sobrenatural.
Axé: estilo de música que observa a vida como uma grande festa, sendo hoje quase que totalmente voltado para a descontração de jovens com um maior poder aquisitivo nas chamadas "micaretas" (palavra esta que vem do francês "meio da quaresma").

Abad
á: abadá é uma palavra de origem africana, do iorubá, trazida pelos negros malês para a Bahia. É um tipo de bata ou camisolão branco usado pelos muçulmanos que aqui aportaram como escravos.
Assim também é chamada, até hoje, a indumentária dos capoeiristas. É provável que essa bata que servia as orações também vestisse os jogadores da capoeira durante suas rodas. Existe a lenda de que capoeiristas usavam branco como forma de demonstrar suas habilidades: os melhores mestres da capoeira mantinham seus abadás impecáveis depois da luta.
Abadá: atualmente conhecido como a roupa que veste os jovens burgueses que participam das "micaretas", geralmente de cor espalhafatosa. Servem como o ingresso para estas festas, com médias sempre acima dos R$60,00.

Nenhum comentário: