sábado, 15 de dezembro de 2007

O Homem penitente não passará.


Fiel penitenciando-se em Luzon, nas Filipinas.
Cena de "Indiana Jones e a Última Cruzada"









No filme "Indiana Jones e a Última Cruzada", em que o famoso arqueólogo e seu pai (atuação primaz de Sean Connery) partem em busca do Santo Graal, há no final uma visão do cristianismo ortodoxo, que diz que "só o homem penitente passará" - no caso, de uma armadilha de um antigo templo - mas metaforizando, passará para planos espirituais superiores.




Penitência são atos como, por exemplo, jejuns, vigílias, autoflagelações, peregrinações que os fiéis - ou a igreja - oferecem à Deus, como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados dentre os diversos ramos do cristianismo - de diferentes formas - com a finalidade de expiação dos pecados; tendo o significado de um sacrifício pessoal do fiel, pagando um pecado cometido.

É também óbvio que o sentido de penitência não se restringe ao Cristianismo, mas à diversas religiões e filosofias.


Se bem estou lembrado, foi ontem que vi, do meu confortável assento no ônibus, uma senhora em um outro veículo que não largava o seu terço, e facilmente notei em sua face uma expressão de rudeza. Como eram 18 horas, pensei que estivesse ela rendendo algum tempo e homenagem à Virgem Maria, a qual este horário é dedicado. Pronto, gerou reflexão e tema para blog.


Seremos adeptos daquela filosofia que diz à nós para que venhamos a este mundo para sofrer e amargar ou seguiremos aquelas que dizem aos homens que vem à esta vida para que gozemos o mundo? É mais do que óbvio que gozar a meu ver nada tem de semelhante com a "festa eterna" dos jovens de hoje, que são niilistas sem ao menos saber o que é niilismo. Gozar a vida é encará-la com um sorriso, e não com uma atitude penitente. Acredito em Deus, e a minha reverência à Ele é bem diferente, afinal acredito que reverenciar coisas belas como o amor, a amizade é reverenciar ao Próprio. Então, por mim, o homem penitente não passará. Só amargará e viverá um tipo de sacrifício que é totalmente vão.













Nenhum comentário: